segunda-feira, 6 de junho de 2011

Desfrute a vida de solteiro

Por Rocío Gaia (EFE)

Muitas pessoas encaram a vida de solteiro de maneira negativa, e a antropóloga Julia Sequi Navarro diz, em seu livro "Solteiros: Aproveite a vida no singular" (em tradução livre), que frequentemente buscamos os relacionamentos com o propósito de ser felizes.

Para Sequi, apesar de no vínculo amoroso poder existir um componente genético que influi no mundo sexual e afetivo, os condicionamentos culturais também têm um enorme peso na ideia de que os relacionamentos são a única forma de inserção na sociedade.

A antropóloga acredita que as pessoas não representam apenas uma metade, mas são completas, e estar sozinho é uma etapa a mais da vida, com suas vantagens e inconvenientes, como todas as demais. Segundo outros especialistas, a sensação de estar ou se sentir só é completamente subjetiva, e não depende apenas de ser uma situação escolhida ou imposta, mas também da imagem que cada pessoa tem da própria solidão. Talvez não seja desfrutada devido aos preconceitos negativos que existem sobre ela.

O certo é que a solidão pode oferecer muitas vantagens, desde desfrutar de uma intensa sensação de liberdade e de ter a consciência de que você mesmo dirige sua vida, até ter uma oportunidade de conhecer-se melhor e de querer mais, além de pode se conectar melhor com seu próprio mundo interior.

APROVEITE A VIDA!

 Julia Sequi afirma que é preciso deixar de dramatizar a vida a sós e aprender a desfrutá-la. "Quem não têm um parceiro, seja por decisão própria ou por dificuldades para encontrá-lo, não deve encarar a vida a sós como uma condenação. A vida de solteiro pode ser muito estimulante e divertida, e viver sozinho nos proporciona uma ampla e excitante liberdade", assinala.

Os especialistas nos dão alguns conselhos para encarar com alegria a vida de solteiro.

- Evite sentir pena de si mesmo, e nunca permita que outros "tenham pena de você" ou te façam sentir que é menos importante que alguém que vive em um relacionamento.

- Não se desespere para voltar a ter um relacionamento amoroso, já que "pode confundir seu príncipe ou princesa com sapos e rãs".

- Aprenda a gostar mais de você e faça uma homenagem a você mesmo sempre que puder.

- Não ceda à pressão social e defenda a ideia de que o principal na vida é estar acompanhado 

- Encontre a alegria em si mesmo, nas pessoas que te rodeiam e nas situações que a vida lhe fornece.

- Lembre que agora está sozinho porque é seletivo e valoriza a si mesmo

- Amplie seu círculo social e se reúna com pessoas que sejam benção na sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário