quarta-feira, 25 de maio de 2011

Solteiros com príncipios: Honra aos pais


O primeiro mandamento com promessa é o de honrar aos pais. Muitos jovens ainda não aprenderam o caminho da honra. São filhos insubmissos, desobedientes, rebeldes, ingratos, murmuradores, insatisfeitos. Alguns manifestam sua desonra ao sair de casa em rebeldia, simplesmente por sair ou para fugir dos problemas. A ingratidão é a raiz da infidelidade. Lamentavelmente existem filhos que são especialistas em exigir dos pais, mas carentes em demonstrar seu amor e gratidão. Aqueles que não aprendem a honrar os seus pais entram numa rota de morte.
Ao chegar à fase adulta, muitos jovens adotam uma postura de independência, desperdiçando preciosos conselhos de seus pais.
"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,
Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço." PV 2:8-9

 O anseio pela liberdade e a autosuficiência constroem barreiras entre jovens e seus pais, pondo em risco o relacionamento familiar. Não podemos ignorar que o crescimento pessoal ocorre mediante o confronto dos nossos erros, que não por acaso, são facilmente percebidos pelos familiares. E, uma vez que ninguém supera seus limites recebendo somente elogios é desta forma que você andará rumo à mudança pessoal necessária para o seu sucesso. Nossa tendência é sempre pensar que são eles que devem mudar para se adequar a nós, porém é justamente o contrário! Nós é que precisamos mudar e ser aperfeiçoados para que os nossos familiares vejam testemunho em nossas vidas.
Uma dica para os solteiros “Nunca valorize as ofensas que você recebe em casa, transforme-as em um seminário de crescimento pessoal” (Ap. Maurício Castro, RLR 2008).
Não apenas seja grato, mas também demonstre a sua gratidão. Encontre maneiras de surpreender em amor aqueles que lhe deram a vida. Honre os seus pais em casa, fora de casa  e perante os outros. Algumas pessoas só sabem murmurar, lançam palavras de desonra sobre seus pais. Os pais merecem honra independente de concordarmos ou não com eles. Independente se eles correspondem ou não as nossas expectativas.
Se você não honrar seus pais como honrará a Deus?E como honrará ao seu futuro cônjuge?
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12)
Os pais se sentem honrados quando os filhos os ouvem e colocam em prática seus ensinamentos, também quando os filhos aprendem a reconhecer o esforço deles e agradecem com palavras e atitudes.
Descubra a linguagem de amor[1] de seus pais, se é serviço, sirva, se é toque físico, beije abrace, se é presentes, presenteie, se é palavras de afirmação, elogie, se é tempo de qualidade, invista o seu tempo para lazer com eles. Sua vida familiar jamais será a mesma!
As pesquisas científicas comprovam que o seu comportamento familiar determinará como você será no seu casamento. O comportamento dos filhos homens com as mães está relacionado com o comportamento que estes terão com suas futuras esposas, assim como a filha com seu pai e depois com seu futuro esposo. Como você tem se comportado com seus pais?
 Além disso,o inimigo aproveitará para que todas as suas “brechas” sejam  transformadas em motivo de escândalo. E Deus permite isso, sabe por quê? Para que você seja aperfeiçoado em seu modo de vida familiar e tome uma postura irrepreensível. É como um treino em plena guerra, no qual a chave da vitória está na sua perseverança, mediante a qual milagres irão acontecer.
A chave do sucesso em sua vida de solteiro é honrar aos seus pais.Portanto não desperdice o tempo de estar com sua família agora. Não negligencie os princípios da  honra, das prioridades corretas, do amor, da perseverança, eles determinarão base emocional para o seu casamento.

Escrito por Simone Messina
@simessina



[1] Indico leitura do livro As cinco linguagens do amor, Gary Chapmam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário