domingo, 15 de maio de 2011

Superando a decepção amorosa na vida de solteiro

Ilusão, frustração, decepção são palavras bem conhecidas pela maioria dos jovens solteiros, afinal quem nunca se deixou iludir por alguém? Se pudéssemos fazer uma estatística de quantas pessoas já sofreram por amor provavelmente seria um número assustador. Não há quem nunca tenha se frustrado na área sentimental. Mas por que isso acontece?
 Vivemos num mundo onde os valores estão cada vez mais sendo ignorados pela sociedade. As relações humanas, especialmente, os relacionamentos amorosos tornaram-se como um jogo, formando uma geração de corações feridos.  As pessoas usam umas as outras e quando um não serve mais ao outro, simplesmente é descartado.
O ato de iludir uma pessoa para tirar proveito pessoal sem a intenção de um compromisso é pecado e causa muitos problemas emocionais no meio dos jovens, e por incrível que pareça isso não só existe no mundo como também nas igrejas.  Lamentavelmente muitos jovens cristãos tem caído nesta armadilha emocional e em virtude disso seus corações foram marcados pela decepção.
Mas como as pessoas se decepcionam na igreja?
Pode acontecer quando duas pessoas se interessam uma pela outra e ao invés de buscar uma direção de Deus por meio da oração e do aconselhamento dos seus líderes, simplesmente começam a se aproximar começando um relacionamento baseado em seus sentimentos. O resultado? Quando são indagados sobre casamento, respondem que ainda não sabem se é bem isso que desejam, e então com medo do compromisso, uma das pessoas abandona o “barco” e deixa a outra a ver “navios”. Certamente a que foi abandonada fica com o coração em pedaços.
 Segundo caso, quando uma pessoa escolhe alguém para gostar e idealiza a pessoa, transforma num ídolo e idolatria é pecado. Aqui tem algo muito interessante para ser discutido...Muitas pessoas na igreja se apaixonam por alguém sem nunca ter começado uma amizade. Idealizam uma pessoa, sem conhecê-la de verdade, sem ter a mínima convivência. Toda vez que vê o indivíduo dá suspiros de amor, enquanto este não sabe nem que ela existe. E se ver o seu idealizado com outra pessoa daí fica desesperada, como se tivesse sido traída. Não se engane, um relacionamento começa em primeiro lugar com uma amizade, mas não uma amizade forçada do tipo “ vou me aproximar pra ver se ele ou ela me nota” e sim uma amizade natural sem segundas intenções. A partir de uma amizade saudável e da direção de Deus o relacionamento poderá virar uma realidade. Mas enquanto isso não acontece precisamos ficar atentos a essa mania de ter sempre alguém para gostar. Isso é mais comum com os adolescentes, mas acontece até com as pessoas adultas por incrível que pareça.
Uma das piores formas de causar decepções na igreja é quando algumas pessoas tomam o partido de outras e começam a induzir o relacionamento entre duas pessoas que nem teriam interesse uma pela outra. É o caso das famosas profetadas, quando alguém vem e profetiza sem uma direção de Deus sobre duas pessoas. Cuidado com as profetadas do tipo: “ Fulano, tive uma revelação de que a Ciclana é a tua esposa”.  Geralmente Deus fala isso para as duas pessoas envolvidas em primeiro lugar e para os líderes ou para os familiares. Se você não se encaixa nestes papéis, não profetize, por favor. Não seja canal de decepção na vida de outras pessoas. Também é o caso de familiares que ficam pressionando os solteiros que não casaram ainda, indicando pretendentes sem uma direção de Deus! Existem casos até de líderes que ficam incitando seus discípulos para que casem logo, sabe aquela pressão básica? Líderes, não pressionem os seus discípulos, no momento certo vai chegar a hora deles se relacionarem com a pessoa certa. Não fiquem procurando ou indicando pretendentes para os seus discípulos.  É horrível passar por uma situação como essa, pois é obvio que o resultado vai ser desastroso, além de que as pessoas envolvidas no relacionamento indicado acabam perdendo a confiança em quem fica dando estas profetadas.

Até quando pessoas continuarão sendo vítimas da decepção amorosa dentro das igrejas? Provavelmente você deve ter se identificado em pelo menos um ou dois destes casos. Com certeza suas decepções sentimentais se originaram em uma destas armadilhas emocionais. Observe as dicas para evitar a decepção amorosa na igreja:
1.Você precisa aprender a guardar o seu coração:
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo. Eclesiastes 8:5
2. Confie em Deus
Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. Salmos 16:1
Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Salmos 25:2

3. Tenha discernimento de tudo o que lhe dizem
E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro. Ezequiel 44:23
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

4. Não busque o amor enquanto não é tempo (para adolescentes)
Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira. Cânticos 8:4
5. Esteja sempre debaixo da cobertura da sua liderança
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17
6. Escolha Esperar
Tu, pois, converte-te a teu Deus; guarda a benevolência e o juízo, e em teu Deus espera sempre. Oséias 12:6
O minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Salmos 62:5
Não admita mais viver desilusões amorosas. Seu coração é um diamante muito precioso, não entregue-o de qualquer forma para qualquer pessoa.Escolha esperar. Deus tem o melhor pra você!
Simone da Rosa Messina (simessina@gmail.com)  Compatilhe seu testeunho.
 @simessina
Foto de:http://christinenews.blogspot.com/2010/08/guerra-de-sofrimento-john-mayer.html

7 comentários:

  1. Olá querida, vi seu comentario no meu blog e estou colocando seu link, lá ok? Agradeço se vc fizer o mesmo e entrarmos em parceria.
    Um grande abraço, graça e paz da parte de Deus e do nosso senhor Jesus.

    no amor de Cristo, Lu Honorata.

    ResponderExcluir
  2. Simone querida, espero que muitos jovens possam ter a oportunidade de ler e valorizar tudo o que escreveste.Creio que será de grande edificação para todos, pois muitas vezes buscamos externamente um amor que precisa ser construído dentro de nós, através do amor em Jesus. Beijo da Lu

    ResponderExcluir
  3. Ola,é bem real isso que escrevestes,já passei pela primeira experiência,é muito ruim!
    Creio que deve divulgar mesmo,pois tem tanta gente se defraldando,acabam se frustrando com homens e colocando a culpa em Deus.
    Uma coisa aprendi,o amor não é baseado em sentimento,e sim na decisão de aceitar a pessoa como ela é,com seus defeitos e virtudes.
    Conceito que eu tenho do amor:"atos de doação e bondade"então não é sentimento e sim uma ação, pena que poucos pensam assim,pois é como Jesus pensa.O que seria de nós se Jesus amase baseado em sentimentos?
    "Não existe amor impossivel,e sim pessoas incapasses de lutarem por aquilo que chamam de amor".
    Um forte abraço fernandinho

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus pelos testemunhos!
    Mto obrigada por compartilharem e permitirem que outras pessoas tb sejam abençoadas!
    Um abraço!
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Eu me identifico bastante com esses artigo, por que no meu caso não foram um dos dois exemplos, foram os dois expemplos juntos, primeiro pq comecei a me relacionar com uma pessoa sem pedir a direção de Deus ou de qual quer outra pessoa,em meu pensamneto a forma que agiamos era certo e que no momento certo eu iria falar aos meus pais,quando a pessoa notou as nossas diferenças, saiu fora e me deixou muito magoada além disso eu só o conhecia por pouco tempo, nem eramos amigos. Depois dessa situação entrego tudo nas mão de Deus, as vezes é necessario nos machucarmos para valorizar a palavra de Deus e dos adultos que nos aconselham e que tem mais vivencia de situações como estas.
    agradeço pelo espaço
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  6. Nossa parece que esse post foi feito pra mim...Querida Simone Messina já faz quase 7 meses que sai de uma igreja exatamente por essa situação, meu pastor ficava precionando os jovens a namorarem , sempre fui contra essa atitude dele e isso me deixava muito brava e constrangida!Até que um dia em um domingo a noite em meio a um culto ele resolveu fazer uma indireta dessas comigo e com minha irmã em cima do altar..
    Estavamos no mês do dia dos namorados e haveria um culto para os casados e para aqueles que estavam namorando...E como eu e minha irma era solteira ele resolveu nos expor da seguinte maneira , foi o que ele disse em cima do altar:
    A Débora e a Daniele aproveitam que estão "solteirinha" mesmo ,e venham para esse culto, porque quem não estiver acompanhado disse mais ele, servirá de garçom...
    nossa aquilo acabou comigo me senti humilhada, constrangida...todos nos olhavamos e riam de nós!! Me senti como um pedaço de carne a venda e na obrigação de arrumar alguém urgente para não ser mais motivo de charlota do meu pastor e de nunguém mais....Não foi a primeira vez que ele tinha feito esse tipo de brincadeira e indiretas ,mas essa em particular foi a pior!
    Hj estou em outra igreja graças a Deus consegui vencer essa mágoa e frustação que foi causada dentro de uma igreja!!
    è uma tristeza saber que tantos líderes ainda continuam tendo essas atitudes e matando a fé de muita gente! Eu consegui superar mas muita gente não consegue e é isso que precisamos refletir pois sei que não devemos ser pedra de tropeço na vida de ninguém!.No começo quando sai daquela igreja eu fiquei sem chão quantas vezes pensei em desistir, pois eu não aceitava que alguém Ungido do Senhor fosse capaz de expor alguém, de humilhar alguém como ele nos humilhou...Foi horrivel .Vc não sabe o quanto isso me feriu!! Mas hoje estou curada graças a Deus, depois de um tempo conheci a mobilização Euescolhiesperar e como eles me ajudaram ,através do post publicados no face e no proprio site pude me reconstruir através das sábias palvras.... Vi que não estava sozinha! tbm pude contar com minhas amigas cristãs que me ajudaram e oraram por mim...Hoje estou em um outro ministério e firme estou na rocha que é Jesus!..
    Desculpe-me o desabafo mas me senti na liberdade de poder compartilhar isso no seu blog.Só peço a Deus que histórias como a minha não mais se repitam ...e que os líderes de hj possam ser transformados por Cristo!Para não matar a fé de mais ninguém!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. EIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).



    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre sw de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que sw venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele sw não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir